sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Redução de velocidade na internet 3G/4G deve acabar e acredite, isto não é uma notícia boa




Estava ontem lendo alguns sites grandes de notícia antes de sair para ir trabalhar, infelizmente não consigo lembrar em qual site li esta má notícia que as operadoras de internet móvel 3G e 4G estão aprontando para cima de seus clientes.

Você sabe o que é a redução de velocidade? É um atestado de burrice e pobreza que assola a internet móvel nos países de terceiro mundo igual ao Brasil, e não tenho certeza, mas pelos rumos do desrespeito existente contra os clientes de qualquer tipo de produto no Brasil, folgo em dizer que ela é mais severa contra os brasileiros.

A redução de velocidade é uma regra criada pelas operadoras de internet móvel e até fixa que vende aos seus clientes uma determinada quantidade de dados que podem ser trafegados em alta velocidade pelo usuário de acordo com o plano contratado por ele, após completar o tráfego daquela determinada quantidade de dados a velocidade da internet contratada pelo cliente é reduzida bruscamente, se tornando praticamente impossível usar a internet para navegar em sites da internet, assistir vídeos, baixar algum documento ou qualquer outra atividade que envolva uma quantidade de dados um pouco maior.

Por exemplo, a operadora te vende um pacote de internet 3G de 1Gb, isto significa que você pode, entre enviar e receber dados através da sua conexão de internet móvel, na quantidade de 1 Gb de dados com velocidade média de 1 Mbps, preste bastante atenção neste detalhe, não é apenas baixar dados da internet que contam como gasto de dados, é baixar e enviar dados na internet que contam no gasto de dados, após o uso do seu 1 Gb contratado, a operadora vai reduzir a velocidade da sua internet para ridículos 64 Kbps, praticamente uma internet discada de uma década atrás.

A única vantagem existente nisto, se é que se pode chamar isto de vantagem, é que você ainda vai conseguir usar o Whatsapp e ler e-mails sem passar muita raiva.

Quem tem internet pré paga então a situação é bem pior pois o pacote de dados costuma ser de 5 Mb a 10 Mb trafegados por dia, ou seja, piscou o pacote de dados acaba e a redução de velocidade começa e a pessoa passa o dia todo com redução de velocidade.

Parece ruim não é mesmo? Levando em consideração que esta prática não ocorre em países de primeiro mundo onde se vende pacotes por velocidade de conexão e ilimitada no tráfego de dados.

Parece ruim mas tudo o que é ruim nas operadoras de internet no Brasil pode piorar, e as operadoras estão pensando em piorar bastante a situação para os consumidores brasileiros.

Alegando que estão tendo prejuízo com os preços abusivos que cobram na internet móvel no Brasil e que precisam arrumar uma maneira de faturar mais com a internet móvel, as operadoras de internet móvel estão estudando acabar com a redução de velocidade na internet móvel.

E por que isto é uma notícia ruim? Por que quando acabar a quantidade de dados contratada pelo cliente a internet móvel vai simplesmente parar de funcionar e se o cliente quiser continuar a usar vai ter que contratar um pacote de dados extra para chegar o final do mês.

Segundo a reportagem a Vivo deve ser a primeira a implementar o final da redução de velocidade ainda neste ano mas todas as outras operadoras de internet móvel também estão inclinadas a fazer o mesmo.

Como as operadoras sabem que ninguém mais sobrevive sem uma conexão de internet móvel, dá pra imaginar o quanto o faturamento delas vai aumentar com esta pequena manobra não é mesmo?

Agora eu deixo uma pergunta besta: nós vamos aceitar isto???

Fonte:gps.pesquisa

Nenhum comentário: